Hipnose | curiosidades

“A vida é feita de escolhas! Algumas pessoas ficam reclamando do seu problema, logo outras buscam fazer terapia para resolver os problemas”

Elton Pugin

O que é Hipnose?

A hipnose têm várias definições. Uma delas é um estado “Atitude Mental”. 

Para Milton Erickson, pai da hipnose moderna significa: “suscetibilidade ampliada para a sugestão, tendo como efeito uma alteração das capacidades sensoriais e motoras para iniciar um comportamento apropriado”. 
Por tanto, o estado hipnótico é um fenômeno natural que acontece várias vezes ao dia e traz muitos benefícios à saúde. Logo a hipnose clínica é mais do que um estado hipnótico, isto é, ela implica em técnicas específicas e um conhecimento especializado para poder ser aplicada. Sendo bem aplicada trará inúmeros benefícios ao paciente.
 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE HIPNOSE

Existem muitas coisas interessantes e mitos sobre hipnose circulando na televisão, revistas e jornais. Hipnose é uma prática que existe há muito tempo com resultados extraordinários, e vem sendo inclusive recomendada pela Organização Mundial da Saúde e vários outros Conselhos Federais, dentre eles o de Psicologia e de Medicina, sendo uma excelente coadjuvante para tratamentos médicos e psicológicos.

Existem muitas formas de se fazer e de se experimentar estados hipnóticos, e cada paciente experimenta o processo de forma única.

Eu desejo que você simplesmente se esqueça de tudo o que já aprendeu sobre hipnose. Muitas pessoas acreditam não serem hipnotizáveis. Isso se deve a estereótipos vindos de filmes e hipnose de palco, que retratam hipnose como algo místico ou um forte transe que tira a pessoa de seu autocontrole e fica submissa ao hipnotizador.

Talvez você se surpreenda ao saber quantas vezes por dia você experimenta episódios “hipnóticos” sem saber, por exemplo, quando fala ao telefone e “mergulha” num filme simplesmente diminuindo a atenção com relação ao que está à sua volta. 

 

 

Mesmo assim, tal como na hipnose, você mantém a capacidade de tomar decisões. Sob hipnose, você não poderá ser forçado a fazer nada contra sua vontade ou que agrida seu código moral.

Muitas pesquisas demonstram que ouvir é um processo que se mantem vigilante e constante, pois há uma parte do cérebro que nos mantém sempre em alerta. Mesmo que “adormeça”, uma parte sua continua gravando informações em sua mente subconsciente.

Não se preocupe em “aprofundar”, pois nem todos atingem estados profundos e, mesmo esses, realizam processos lindos e transformativos em suas vidas. Outro ponto importante a relatar é que o cliente fica sempre no controle.

Eu farei tudo o que for possível para que você tenha uma experiência agradável e positiva. Apesar de práticas hipnóticas existirem há milhares de anos, recentemente ela se tornou uma profissão estruturada respeitável coadjuvante (mas não substituta) de muitas práticas e tratamentos.

Estou à sua inteira disposição para esclarecer quaisquer dúvidas a respeito do que vamos fazer.

Mitos e Verdades sobre a Hipnose

MITO: em um estado de hipnose, a pessoa perde a consciência e não sabe nada a respeito do que ocorre ao seu redor.

VERDADE: as pessoas não perdem a consciência quando estão em transe. A sua concentração se localiza de uma maneira especial. Ninguém dorme, Ninguém apaga, Ninguém ” Vai e Não Volta “.

MITO: quando você está hipnotizado, perde a vontade e está sob o controle do hipnoterapeuta.

VERDADE: toda hipnose é uma auto-hipnose. As pessoas se deixam levar em um transe porque esse é o seu desejo. Sem a colaboração da pessoa não é possível induzir o transe. As pessoas mantêm sua capacidade de autocontrole.

MITO: apenas as pessoas crédulas, as de pouca vontade e as tolas são hipnotizadas.

VERDADE: as pessoas não perdem a consciência quando estão em transe. A sua concentração se localiza de uma maneira especial. Ninguém dorme, Ninguém apaga, Ninguém ” Vai e Não Volta “.

MITO: a hipnose é perigosa.

VERDADE: a hipnose é uma ferramenta segura, desde que usado por pessoas qualificadas. Verifique a experiência do profissional, os cursos que fez, quem são seus mestres, etc. Quando utilizada por pessoas sem qualificação pode ocasionar resgates de traumas, catarses mal conduzidas, etc.

MITO: a pessoa pode ficar “presa” no estado hipnótico e não sair dele.

VERDADE: ninguém ficará eternamente em um estado hipnótico. Se, por qualquer motivo, o hipnoterapeuta deixar o paciente em estado de hipnose ou caísse morto, o paciente ficaria no estado hipnótico por alguns minutos, gradativamente entraria em um sono normal e acordaria sozinho, sem problemas.  A Hipnose é uma linha bem tênue entre o sono fisiológico e o estado de vigília, e estes são os extremos. 

MITO: em estado de hipnose, revelarei coisas que não quero.

VERDADE: você não revelará os seus segredos. O que pode acontecer é que você se lembre de acontecimentos que conscientemente teria se esquecido. Você sabe que é a seu favor. Se forem situações traumáticas, irá esquecê-las novamente quando sair do transe. O hipnoterapeuta decide como e quando essa lembrança deverá chegar ao consciente e se é necessário. Partindo do princípio que ninguém dorme ou perde a consciência, você está no comando o tempo todo.

MITO: podem me obrigar a fazer algo que não quero durante um transe hipnótico?

VERDADE: não, não é possível. A mente subconsciente protege a integridade da pessoa e não comete nada contra seus valores e princípios.

HIPNOSE E A NEUROCIÊNCIA

Veja o que a hipnose tem feito na vida de tantas pessoas!

Testemunhos

Entre em contato

Se você precisa de mais informações, têm dúvidas, ou gostaria de oferecer uma sugestão, entre em contato. Você pode falar diretamente comigo pelo Whatsapp  ou e-mail!

    © 2020 Todos os direitos reservados | Elton Pugin  | Desenvolvido por TRUST MKT
    Abra o WhatsApp!
    Olá posso lhe ajudar?